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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3NR9H6S
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.05.17.37
Última Atualização2017:10.23.16.41.47 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.05.17.37.55
Última Atualização dos Metadados2020:04.23.20.13.43 (UTC) simone
Chave SecundáriaINPE-17902-TDI/2635
Chave de CitaçãoMoraes:2017:ApSiIm
TítuloApreciação, simulação e implementação da arquitetura ima distribuída (dima) e sua aplicação a sistemas espaciais
Título AlternativoAssessment, simulation and implementation of distributed ima architecture and its applications on space systems
CursoCSE-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-06-19
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas501
Número de Arquivos1
Tamanho37763 KiB
2. Contextualização
AutorMoraes, André Luiz Oliveira
BancaBrito, Alírio Cavalcanti de (presidente)
Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador)
Lemes, Marcelo José Ruv
Endereço de e-Mailluis.cpv@hotmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-05-05 17:37:55 :: luis.cpv@hotmail.com -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
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2020-04-23 20:13:43 :: simone -> :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveDIMA
aviônica
IMA
avionics
ResumoDesde os anos 90, nas áreas aeronáutica, espacial e automobilística, as arquiteturas federadas vêm sendo substituídas pelas arquiteturas integradas de 1ª e 2ª gerações (IMA e IMA2G/DIMA) por razões de massa, volume, potência, confiabilidade (cablagem, conectores, montagens, etc.) e redistribuição de funções (por sobrecargas, manutenções, ou até falhas). Em 2013, no INPE, uma dissertação no Curso ETE/CMC apreciou a arquitetura aviônica IMA e a aplicou ao Modo Nominal da Plataforma Multi Missão (PMM). Agora, o presente trabalho apresenta uma apreciação, simulação e implementação da arquitetura Aviônica Modular Integrada e Distribuída (Distributed Integrated Modular Avionics - DIMA) e sua aplicação a sistemas espaciais. Para fazer isto, esse estudo revê os conceitos básicos e a literatura aberta bem como lista as normas da indústria relacionadas à apreciação dessa arquitetura no desenvolvimento de sistemas reconfiguráveis e tolerantes a falhas e sua aplicação a sistemas espaciais. Modela e simula a arquitetura DIMA na mesma aplicação e nas mesmas condições do trabalho de 2013. E depois a implementa em 2 computadores Beagle Bone Black com o Sistema Operacional Embarcado e de Tempo Real AIR e os compara com as simulações anteriores. Os resultados obtidos sugerem que a arquitetura DIMA os reproduz fielmente, é robusta a falhas e permite a realocação de tarefas distribuídas. ABSTRACT: Since the 1990s, in the aeronautics, space and automotive areas, the federated architectures have been replaced by the integrated architectures of 1st and 2nd Generation (IMA and IMA2G/DIMA) for reasons of mass, volume, power, reliability (cabling, connectors, assemblage, etc.), and redistribution of functions (due to overload, maintenance, or even failures). In 2013, at INPE, a dissertation in the ETE/CMC Course evaluated the avionics architecture IMA and applied it to the Nominal Mode of the Multi Mission Platform (PMM). Now, this work presents a dissertation about an appreciation, simulation and implementation of the Distributed Integrated Modular Avionics (DIMA) architecture and its application to space systems. Doing this the study reviews the basic concepts and the open literature as well as lists the industry standards related to the appreciation of this architecture in the development of reconfigurable and fault tolerant systems and their application to space systems. Models and simulates the DIMA architecture in the same application and conditions of 2013 work. After that implements in two Beagle Bone Black computers with the AIR embedded Real Time Operational System and compares with the previous simulations. The results suggest that the DIMA architecture faithfully reproduces the simulations, is robust to failures and permits the distributed reallocation of the functionalities.
ÁreaETES
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35BSP
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.20 1
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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